sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Like a bridge over troubled water

Finalmente, estou de volta. Prometo agora que tentarei sempre pôr pelo menos um post em cada semana.

Bom, decidi fazer um post sobre esta música. Porquê? Porque para mim, esta é a melhor música de Simon & Garfunkel, tem uma letra espectacular e que, no meu caso, toca "aqui" mesmo.

Esta música, editada no álbum homónimo da dupla musical (sendo o último de originais, só viriam a editar mais outro, o famoso concerto em central Park, nos anos 80), tornou-se numa das mais conhecidas músicas da banda. O álbum, foi aclamado pela crítica, e o single, «Bridge over troubled water», ficou em vários n.ºs 1 da altura em vários países (incluindo o da Billboard). O single foi lançado a 26 de Janeiro de 1970, e a letra foi escrita por Paul Simon.
O grupo ganhou dois Grammys em 1971, um por «melhor canção do ano» e outro por «Disco do ano», com este diso.
Antes de ser editada em álbum, a música foi mostrada pela primeira vez ao público num concerto em 1969 que posto mais abaixo.
Acho esta banda fantástica, porque apesar de ter tido uma curta carreira discográfica (5 álbuns), é considerada uma das melhores bandas de sempre, em que, na minha opinião, as canções têm princípio, meio e fim (coisa que não acontece muito hoje em dia).

A música


Duas versões ao vivo
em 1969


em 1981 (tiraram a incorporação do vídeo, por isso fica o link)
http://www.youtube.com/watch?v=C-PNun-Pfb4


Existem várias versões da música. Posto aqui 4.
Elvis Presley (esta versão foi lançada 5 meses após o lançamento da original)


Jackson 5


Aretha Franklin


Stevie Wonder (para mim a melhor versão)


E por fim, a letra (podem ver a tradução no primeiro vídeo postado aqui)
When you're weary
Feeling small
When tears are in your eyes
I will dry them all

I'm on your side
When times get rough
And friends just can't be found
Like a bridge over troubled water
I will lay me down
Like a bridge over troubled water
I will lay me down

When you're down and out
When you're on the street
When evening falls so hard
I will comfort you

I'll take your part
When darkness comes
And pain is all around
Like a bridge over troubled water
I will lay me down
Like a bridge over troubled water
I will lay me down

Sail on Silver Girl,
Sail on by
Your time has come to shine
All your dreams are on their way

See how they shine
If you need a friend
I'm sailing right behind
Like a bridge over troubled water
I will ease your mind
Like a bridge over troubled water
I will ease your mind

3 comentários:

Anónimo disse...

Ah mas por que parou?... A idéia é ótima. Não pare.. quero seguir esse blog!

Catarina Coelho disse...

Também adoro esta música e gosto imenso de ouvir Simon and Garfunkel! Para além de que, tal como tu, sou também fã dos Beatles, como talvez te lembres pelo blog sobre o meu livro "John Lennon Nunca Morreu e outros contos fantásticos". Saudações Beatlemaníacas! ;)

Jose Paulo disse...

SAndro, gostaria de saber se na suas pesquisas, existe algum tópico que fale sobre o que inspirou Paul Simon escrever a letra dessa musica, pergunto isso por que fico muito curioso em saber o que levou uma pessoa a escrever essa e tantas outras musicas.